Clínica Osasco: (11) 3685-9352 /(11) 3681-7565 /(11) 3682-9377 | Clínica São Paulo: (11) 2091-3700 | E-mail: instituto.neurologia@gmail.com

Como é o treinamento do Neurocirurgião?

Da formação à área de atuação.

Formação Médica e Residência

Após 6 anos na Escola de Medicina, o médico entra em um programa de Residência que pode durar de 5 a 7 anos. Nos primeiros 5 anos o residente é treinado em Neurocirurgia Geral. O treinamento é longo e difícil devido a extrema complexidade do sistema nervoso e às técnicas avançadas usadas nas cirurgias.
Após terminar cinco anos iniciais de Residência em Serviço Oficial, o Neurocirurgião recebe a Certificação de Especialista que é referendado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), AMB (Associação Médica Brasileira) e CFM ( Conselho Federal de Medicina).

Áreas de Atuação ou Sub-especialidades

São ´reas específicas dentro da especialidade, tais como: Oncológica (tumores), Funcional e Dor, Coluna Vertebral, Nervos Periféricos, Vascular, Endovascular e Imagem, Pediátrica, Base do Crânio, Trauma e Terapia Intensiva, do Idoso, Reabilitação, Implantes Biológicos, Eletrofisiologia, Neurociências e Economia e Administração.
A carreira profissional e seu desenvolvimento Como a Especialidade da Neurocirurgia é uma área de desenvolvimento científico e tecnológico muito dinâmica, o profissional da neurocirurgia após completar o treinamento e receber a Certificação, se submete a Cursos de Atualização e Educação Continuada regulares em que recebe créditos. Ele deve completar um número determinado de créditos a cada cinco (5) anos para se manter atualizado. Este Sistema de Acreditação é acompanhado pela sociedade a que ele pertence e é periodicamente informado às Instituições supervisoras assim como ao próprio neurocirurgião. Ele também recebe regularmente há cada três (3) meses uma publicação, o Jornal Brasileiro de Neurocirurgia, que o mantêm atualizado em Neurocirurgia Geral, como também, participa regularmente de Congressos, Jornadas e Cursos específicos e outras atividades afins.

Outros Artigos:

1

Sobre a Neurocirurgia

O que é..., qual a definição..., e que tipo de doenças o Neurocirurgião trata?
2

Como é o treinamento do Neurocirurgião?

Da formação à área de atuação.
3

Qual é a função do Neurocirurgião?

o Domínio dos Neurocirurgiões sobre as novas técnologias!

Sobre a Clínica

Nossa Clínica:

A principal função é a dedicação com os nossos pacientes. Aprimoramos nosso atendimento para fornecer informações, esclarecer as dúvidas, solucionar problemas, para facilitar um tratamento que gere satisfação, segurança e tranquilidade aos nossos clientes.

Procedimentos

O que é Estabilização Dinâmica da Coluna Vertebral?

Saiba o que é estabilizar o segmento vertebral doente

Estabilização dinâmica

Saiba quais são os ESTABILIZADORES DINAMICOS baseados em parafusos pediculares.

Estabilização Dinâmica Lombar

Saiba quais são os estabilizadores dinâmicos que não são baseados em parafusos pediculares.
Leia mais...