Como é o treinamento do Neurocirurgião?
Da formação à área de atuação.
Formação Médica e Residência
Após 6 anos na Escola de Medicina, o médico entra em um programa de Residência que pode durar de 5 a 7 anos. Nos primeiros 5 anos o residente é treinado em Neurocirurgia Geral. O treinamento é longo e difícil devido a extrema complexidade do sistema nervoso e às técnicas avançadas usadas nas cirurgias.
Após terminar cinco anos iniciais de Residência em Serviço Oficial, o Neurocirurgião recebe a Certificação de Especialista que é referendado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), AMB (Associação Médica Brasileira) e CFM ( Conselho Federal de Medicina).
Áreas de Atuação ou Sub-especialidades
São ´reas específicas dentro da especialidade, tais como: Oncológica (tumores), Funcional e Dor, Coluna Vertebral, Nervos Periféricos, Vascular, Endovascular e Imagem, Pediátrica, Base do Crânio, Trauma e Terapia Intensiva, do Idoso, Reabilitação, Implantes Biológicos, Eletrofisiologia, Neurociências e Economia e Administração.
A carreira profissional e seu desenvolvimento Como a Especialidade da Neurocirurgia é uma área de desenvolvimento científico e tecnológico muito dinâmica, o profissional da neurocirurgia após completar o treinamento e receber a Certificação, se submete a Cursos de Atualização e Educação Continuada regulares em que recebe créditos. Ele deve completar um número determinado de créditos a cada cinco (5) anos para se manter atualizado. Este Sistema de Acreditação é acompanhado pela sociedade a que ele pertence e é periodicamente informado às Instituições supervisoras assim como ao próprio neurocirurgião. Ele também recebe regularmente há cada três (3) meses uma publicação, o Jornal Brasileiro de Neurocirurgia, que o mantêm atualizado em Neurocirurgia Geral, como também, participa regularmente de Congressos, Jornadas e Cursos específicos e outras atividades afins.
Outros Artigos:
Sobre a Neurocirurgia
Como é o treinamento do Neurocirurgião?
Qual é a função do Neurocirurgião?
Sobre a Clínica
