O que é instrumentação em cirurgia da Coluna Vertebral?

Porque são colocados parafusos de Titânio na coluna vertebral?

Falando sobre CIRÚRGIAS CONVENCIONAIS!

Conheça os procedimentos!

Conheça as principais afecções na cirurgia da coluna vertebral.

Confira a classificação das doenças cirurgicas em relação a etiologia das mesmas!

O que são PROCEDIMENTOS PERCUTÂNEOS?

Procedimentos que utilizam técnicas minimamente invasivas, saiba mais...

O QUE SÃO PROCEDIMENTOS PERCUTÂNEOS PARA A DOR NAS COSTAS?

São procedimentos que utilizam técnicas minimamente invasivas, ou seja, utilizam técnicas que preservam a anatomia e a mobilidade da coluna. Estes procedimentos são realizados através de punções ou pequenas incisões, com ou sem assistência de um sistema de ampliação de imagem – vídeo ou endoscópio.

Realizar uma cirurgia de maneira minimamente invasiva, signífica que o médico que a executa deve ter um conhecimento da anatomia de acesso do alvo causador da dor e de empregar técnicas cirurgicas modernas como a utilização de um endoscópio de um sistema de vídeo, de sistemas de neuronavegaçao e de intensificadores de imagem hoje disponiveis no armamento cirúrgico.

Estes procedimentos podem ser realizados com sedação normalmente controlada por anestesistas ou sob anestesia geral.

A vantagem nestes procedimentos residem no fato de:

1.    Diminuir o período de tempo de internação;

2.    Diminuir a agressão dos tecidos a serem manipulados para o acesso cirúrgico;

3.    Os riscos de complicações no pós operatorio são menores;

4.    Rápida recuperação dos pacientes no pós-operatório;

Estes procedimentos eventualmente podem ocorrer em clínicas especializadas, mas normalmente ocorre em ambiente hospitalar. Poderiamos dizer que os procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos visam resolver os mesmos problemas de uma cirurgia convenional  com uma mínima agressão e com máxima preservação da função.