Clínica Osasco: (11) 3685-9352 /(11) 3681-7565 /(11) 3682-9377 | Clínica São Paulo: (11) 2091-3700 | E-mail: instituto.neurologia@gmail.com

Procedimentos Percutâneos

Descubra os outros tipos de Procedimentos Percutâneos!

Os principais procedimentos PERCUTÂNEOS MINIMAMENTE INVASIVOS

Com meio o auxílio o endoscópio. Saiba mais...

O que é Estabilização Dinâmica da Coluna Vertebral?

Saiba o que é estabilizar o segmento vertebral doente

O que é instrumentação em cirurgia da Coluna Vertebral?

Porque são colocados parafusos de Titânio na coluna vertebral?

 O QUE É ARTRODESE ESTÁTICA OU RÍGIDA  OU FUSAO INTERVERTEBRAL?

 QUANTO TEMPO DEMORA PARA OCORRER  ARTRODESE?

 QUANTO TEMPO DEMORA PARA REALIZAR UMA INSTRUMENTALIZAÇAO?

 O QUE SÃO MATERIAIS DE OSTEOSSÍNTESE?

 

 

ARTRODESE consiste em eliminar o movimento total da articulação, consiste na resseção discal com ou sem a utilizaçao de estabilizadores intervertebrais tetraedricos ou bananas associados a parafusos transpediculares.

A aplicação dos estabilizadores ou também conhecidos como CAGES podem ser  via anterior (ALIF), via posterior ( PLIF OU TLIF), via lateral (X-LIF) .

http://cirurgianeurocoluna.com.br/images/article/column/proc-69/image004.jpghttp://cirurgianeurocoluna.com.br/images/article/column/proc-69/image006.pnghttp://cirurgianeurocoluna.com.br/images/article/column/proc-69/image008.jpghttp://cirurgianeurocoluna.com.br/images/article/column/proc-69/image010.jpg

A ARTRODESE É UM PROCEDIMENTO CIRÚRGICO QUE VISA FIXAR  UM OU MAIS SEGMENTOS VERTEBRAIS.

 

A ARTRODESE TEM POR OBJETIVO: REDUZIR A DOR NAS COSTAS E DEVOLVER A CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇAO PERDIDA PELO SEGMENTO COMPROMETIDO.

COMO JÁ DISSEMOS A ARTRODESE CONSISTE NA RESTRIÇAO DO MOVIMENTO ARTICULAR ENTRE UM OU MAIS UNIDADES FUNCIONAIS DA COLUNA. ESTA RESTRICAO DO MOVIMENTO DA ARTICULAÇAO PODE SER ATRAVÉS DA IMOBILIZAÇAO DO CORPO VERTEBRAL OU ATRAVÉS DA IMOBILIZAÇAO DAS ARTICULAÇOES POSTERIORES OU DE AMBAS. TÉCNICA CONHECIDA COMO FUSAO 360 GRAUS. ISTO E´ REALIZADO ATRAVÉS DE UM MÉTODO DE FIXAÇAO QUE PODE ENVOLVER APENAS ENXERTOS AUTOLOGOS RETIRADOS DOS OSSOS LONGOS (FÍBULAS) OU DE ÁREAS DA PELVE (ÍLIACOS), OU DE UMA TÉCNICA QUE ENVOLVA O USO DE PARAFUSOS PEDICULARES DE TITÃNEO OU ESPAÇADORES (MATERIAIS DE OSTEOSSÍNTESE).

 

CONCLUSÃO:

 

INSTRUMENTALIZAÇAO OU INSTRUMENTAÇAO DA COLUNA É A TÉCNICA QUE O CIRURGIAO UTILIZA PARA IMOBILIZAR A COLUNA ATRAVÉS DOS PARAFUSOS DE TITANIO E ESPAÇADORES, ESSES MATERIAIS TAMBÉM SÃO CONHECIDOS COMO MATERIAIS DE OSTEOSSÍNTESE. TAL PROCEDIMENTO DEMORA EM MEDIA DE 2 A 12 HORAS OU MAIS DEPENDENDO DA CURVA DE APRENDIZADO DO CIRURGIAO E DE QUANTOS SEGMENTOS DA COLUNA SERÃO FIXADOS OU INSTRUMENTADOS.

 

A ARTRODESE DA COLUNA TEM COMO RESULTADO FUSÃO DO SEGMENTO  QUE PODE SER AUXILIADA PELA INSTRUMENTAÇÃO OU NÃO.

A ARTRODESE SÓ OCORRE SE HOUVER NEOFORMAÇAO ÓSSEA ENTRE OS OSSOS QUE SE QUER IMOBILIZAR.  QUANDO DA REALIZAÇÃO DA INSTRUMENTAÇÃO PREPARAMOS UMA ÁREA ÓSSEA DA COLUNA QUE RECEBERÁ UM TECIDO DE CONTATO, QUE É O MATERIAL OSSEO QUE RETIRAMOS DE OSSOS AUTOLOGOS (NORMALMENTE DA BACIA OU FIBULA)  E QUE PODEM SER AUXILIADOS POR OUTROS MATERIAIS NÃO AUTOLOGOS, COMO POR EXEMPLO HIDROXIAPATITAS GRANULADAS, QUE TEM POR OBJETIVO DIMINUIR OS ESPAÇOS EXISTENTES ENTRE OS TECIDOS QUE REALIZARÃO A FUSÃO.

QUANTO TEMPO DEMORA PARA OCORRER A ARTRODESE? EM MÉDIA DE 2 A 4 MESES (TEMPO DE OSSIFICAÇAO OU REPAÇAO ÓSSEA)